29 de Agosto, Comemoração do Dia de Santa Cândida

29 de agosto é o dia em que celebramos o aniversário de morte de Santa Cândida. Sabemos que essa santa foi martirizada nos primeiros tempos do cristianismo durante as perseguições dos imperadores romanos. Por volta de 817 a 824 seu corpo foi transferido pelo Papa Pascoal I das catacumbas para a igreja de Santa Praxedes em Roma. Nesse local seu nome está numa inscrição junto com o de outros mártires ali sepultados.

008__

Foto tirada em 1956 – Imagem entalhada em cedro doada por Dom Pedro II em 1877.

Essa santa serviu de inspiração para nomear a primeira colônia estabelecida as margens da estrada da Graciosa dentro da filosofia “linista”. Os colonos, em sua maioria polacos, receberam a imagem da santa em 06 de janeiro de 1877. A imagem barroca entalhada em cedro foi doada por Dom Pedro II que a adquiriu em Lisboa, Portugal.

Essa santa do inicio do cristianismo tem sido amada, festejada e venerada pela comunidade local. Dois hinos foram compostos em sua homenagem e duas orações são a ela dedicadas. Suas festas sempre foram antecedidas de intensa programação religiosa as quais ninguém faltava.

Nas crônicas do Pe. Joao Wislinski, ha um relato bastante interessante sobre a festa da padroeira Santa Cândida de agosto de 1944. Naqueles dias a colônia amargava uma forte seca. Os poços estavam secos, os pastos queimados e o gado morrendo de fome e sede.  Alem dessa desgraça local, o mundo amargava o 5º ano da II Guerra Mundial.  Assim não houve música, nem baile, mas uma intensa celebração espiritual. No domingo, dia 27 de agosto, a missa das 10 horas, com sermão e adoração do Santíssimo Sacramento prolongou-se ate às três horas da tarde, hora que começava a novena. Assim a comunidade passou o domingo em oração. Na noite de 28 para 29 de agosto, quase que de repende, o céu da colônia cobriu-se de nuvens, trovejou e choveu por toda a noite, parando somente no dia seguinte. Ninguém lamentou a falta de festa externa. O povo sentiu-se feliz pela chuva, agradecendo a Deus e a Santa Cândida por atenderem as suas suplicas. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *